sábado, 10 de agosto de 2013


"Uma primavera eu ouvi o inconfundível ra-ta-ta de um pica-pau. Achei que a ave que vi estivesse bicando um poste atrás de insetos para comer. Mas ao observar, descobrir que a ocupada ave estava picando o Globo de plástico de uma iluminação da rua. Que ave tola! Não havia inseto no lugar onde ele estava bicando. Mas enqto observava o que me parecia um esforço inútil, ocorreu-me que eu não sabia muita coisa sobre tais aves. Talvez eu não estivesse compreendendo inteiramente o comportamento que estava vendo.
No dia seguinte, pesquisei sobre os pica-paus na internet. Descobri que a ave que eu havia visto era provalmente um pica-pau felpudo cujo o martelar não era por comida, mas, na verdade, um chamado para o acasalamento e uma demarcação do seu território. Afinal de contas, a ave não era tola. Eu é que era ignorante... 
Os julgamentos nos impedem de ver o que é verdadeiro."
(Postado por No Cenáculo)

Nenhum comentário: