quarta-feira, 8 de julho de 2009

Poeta, profissão de risco

Contemplando um horizonte de eventos,
Espio o vazio, esvazio o pensamento
Aqui de cima tudo é fogo
E pleno sentimento
Eu vejo passos no ar
E espessas nuvens no chão
As asas que passam se entrelaçam
Como numa dança de salão
E me indago, do alto:

O que é "ser", meu irmão?
Qual o sentido da existência cotidiana?
Dessa experiência sem razão?
E me respondo, com a seguinte afirmação:
“Ser” é "enquadrar-se
"É estar entre o limiar e o limite
No espaço que existe
Entre o “sim” e o “não”
Mas, se isto é verdade

Que moldura é esta, então
Que transforma a própria vida
Numa espécie de prisão?
Meus pés tremulam sobre o fio de nylon

E titubeio com este trovão
Viver é caminhar na corda bamba
Em meio a uma chuva de sabão
Texto de André Patroni


Nenhum comentário: